A partir do lugar onde cada um está, os alunos começaram a buscar um lugar na casa, uma janela, uma árvore, um oratório, um quadro… um lugar que tivesse sentido, ou algum significado.
A partir desse lugar fizeram observações, contaram o que tinha de especial, desenharam com cores esse lugar, descreveram a beleza que tinha ali. Assim, começaram a explorar a própria casa, a casa onde vivem e a casa que habitam (dentro de si).
Também, começaram a fazer uma pesquisa da história familiar com os pais, irmãos, avós paternos e maternos, tios, bisavós (de onde veio, ano de nascimento, local, país, etc e mais que isso: como era a vida na infância, na adolescência, a casa, os cantinhos, os amigos, a paisagem). E tudo o que tivesse de referência da vida nesse lugar, observação do que acontece em culturas diferentes e como são comuns a todos os seres humanos - ser humano universal.
Desse jeito viajamos para muitas terras.
E eles escreveram essas imagens em cartões postais e desenharam com aquarela essa paisagens.
Ao mesmo tempo leram o livro Kafka e a boneca viajante de Jordi Sierra i Fabra.
Estes trabalhos foram selecionados e oferecidos pela professora de classe. A Coordenadoria de Pais atuou na formatação e divulgação.