A música na escola. As atividades desenvolvidas pelas escolas Waldorf em todo o mundo têm em comum, dentre outras características, a preocupação com o aspecto social dos projetos que abraça. Assim, grande importância é atribuída ao ensino da Música na formação e no desenvolvimento do indivíduo. Por estas razões, há 50 anos, por iniciativa dos professores de Música e com o apoio de pais e de alunos, foi fundada a Orquestra Waldorf Rudolf Steiner, em 1967. Seus integrantes, desde o 1o ano escolar, recebem aulas de música, flauta doce, canto, prática coral, além de uma vivência com diversos instrumentos de percussão.

No terceiro ano, vivenciam os instrumentos de cordas friccionadas, também chamados de instrumentos de arco. Como complementação de sua formação escolar, os alunos são incentivados a escolher e praticar um instrumento musical, e é na Orquestra que encontram a possibilidade de uma vivência musical coletiva. Durante os primeiros anos do Ensino Fundamental (1o ao 8o), os alunos são incentivados a estudar instrumentos musicais com professores particulares paralelamente às aulas de música. Dos 10 aos 12 anos de idade, o jovem começa a trilhar o caminho da abstração e síntese do mundo pelo pensamento, interiorizando a vivência dos seus sentimentos, talentos e dons. É nesta época que ele ingressa na orquestra. Ao estudar um instrumento, tem a oportunidade de desenvolver toda sua capacidade criativa, expressar seu temperamento e sua personalidade na maneira de tocar, exercitando sua vontade e alimentando e enriquecendo sua vida afetiva por meio da música. A orquestra representa uma confluência dessas forças, elevando-se do nível criativo para o criativo espiritual do ser humano. A idade de seus integrantes vai dos 12 até os 17 anos.

Em 1990, foi criada a Orquestra do Ensino Médio como uma proposta de formar um grupo menor com maiores desafios do que a Orquestra Waldorf Rudolf Steiner. Recentemente, seu nome passou a ser Camerata da Escola. Esta agrupação abre possibilidades de aprimoramento para todos os alunos interessados em novos desafios. Tanto alunos do Ensino Médio como do Ensino Fundamental constituem esta formação. Suas idades vão dos 14 até os 17 anos. Ambas, Orquestra e Camerata, existem como iniciativa educativa que com um impulso cultural e artístico, buscam a prática social a partir da Música. Essa iniciativa figura-se como complemento do currículo escolar do Ensino Fundamental e Ensino Médio e como integração com a comunidade, estando aberta, portanto, à participação de ex-alunos, pais e amigos.
Por Haggeo Mora, professor de música.