120 ano - Ensino Médio

12˚ANO - CONTEXTUALIZAÇÃO
Criar conexões, agir de forma sintética, produzindo ideias.
No 12˚ ano, os estudantes retornam ao ponto de partida da vida escolar: à imagem do todo, mas agora com a vivência destes doze anos, o que irá lhes permitir uma visão abrangente de mundo.
O currículo tem como objetivo, além de conduzir o estudante a uma síntese das matérias estudadas, também prepará-lo para a próxima etapa da aprendizagem. Os alunos estudam a relação da humanidade com o mundo e convivem com os grandes pensadores que questionaram os fatos da vida. As tarefas exigem o exercício da síntese.
Um dos grandes pilares do currículo Waldorf é o trabalho de conclusão de curso, o Trabalho Anual. Os estudantes escolhem um tema para uma pesquisa independente que culmina em uma monografia e uma apresentação oral para toda a comunidade escolar. O tema pode ser teórico ou prático e envolve um componente artístico, que pode ser a maneira de apresentá-lo e/ou uma performance.
Como exemplos de projetos de 2020, podemos citar: Depressão, A crise global da água, Um olhar espiritual sobre a vida animal e Neurociência e educação. As metas são levá-los a:

- aprender a compreender qualidades partindo da observação sensorial, dos fatos. Avançar daquilo que é estruturado em partes para a unidade;
- vivenciar o pioneirismo, exercitar-se na revisão das próprias ideias em vez de pregá-las aos outros;
- acompanhar um processo; estimular a atividade interior.