90 ano - Ensino Médio

Nosso Ensino Médio tem duração de quatro anos: 9˚, 10˚, 11˚ e 12˚, o que nos permite cumprir o currículo oficial e, além disso, ampliá-lo.

Na práxis pedagógica da Escola Waldorf, as atividades artísticas e práticas são consideradas tão importantes quanto o ensino cognitivo, permeando-se mutuamente. Educação não se limita ao treinamento intelectual: ela é um processo global que não se atém, apenas, a conteúdos específicos, mas se refere ao ser humano como um todo. Seu objetivo é desenvolver e fortalecer o intelecto, os sentimentos e a vontade, buscando transmitir e fazer viver a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Nessas condições, os jovens serão capazes de enfrentar os desafios da vida, buscando sempre trilhar novos caminhos. Todo ensino torna-se uma "arte de educar", pois o método pedagógico pressupõe um professor criador, empenhado também em seu próprio desenvolvimento.

A sequência dos conteúdos programáticos difere da convencional, por ser o próprio conteúdo considerado também um elemento formador, adequado à faixa etária do jovem naquele momento de aprendizagem. Por isso podemos dizer que este trabalho é um método do momento certo: a matéria certa, na forma certa e na hora certa.

Terceiro Setênio: desenvolver o julgamento – a busca pela autonomia.

9˚ANO - O FAZER/O EXERCITAR
Estruturação através do pensar
Nesse ano de transição, entre segundo e terceiro setênio, os assuntos assumem prioridade com a entrada de professores especialistas. As temáticas no 9˚ ano expõem os estudantes às polaridades, auxiliando na estruturação do pensar: estes jovens se encontram atravessando uma crise para a puberdade, pois deve passar do julgamento emotivo para o julgamento racional. O intuito é que os processos deem FORMA ao pensamento, através da sistematização e da repetição.